Header Ads

DESCRIÇÃO

Descomplicando: Casal Gay Homonormativo x Casal Gay Heteronormativo

Foi-se o tempo em que para ser Gay bastava gostar de beijar garotos, hoje em dia existe uma série de pré-requisitos que você deve seguir além de uma enorme lista de denominações complicadas que mais servem para segregar ainda mais um movimento que se torna a cada dia mais distante de seu objetivo original que é a luta pela união do que para qualquer outra coisa.


Não é segredo para ninguém que a guerra dos sexos masculino x feminino foi atualizada para afeminados x Masculinizados há um bom tempo e basta juntar toda essa onda enorme de informação aos avanços da nossa amada era digital para termos a cada segundo o surgimento de novos motivos para que cada sub-grupo LGBT se considere maior, mais importante, mais descolado, mais descontruido ou melhor em qualquer aspecto que os outros.

No entanto, toda essa complicação que cerca o tema homonormatividade x heteronormatividade acabou por deixar pra trás o verdadeiro significado de ambas as palavras fazendo com que muitos tenham em mente o significado oposto de cada uma.

Entendendo o contexto:

O que é Heteronormatividade:

Heteronormatividade é nada mais que o conjunto de normas de comportamento sexual, amoroso  e comportamental segundo os padrões heterossexistas que exclui do que é considerado normal ou correto qualquer tipo de orientação sexual que não seja a heterossexual onde há um macho e uma fêmea com seus papéis sociais pré-estabelecidos fazendo com que todo tipo de relação diferente seja marginalizada, hostilizada, ignorada e perseguida por práticas políticas, religiosas e sociais. Ou seja fazendo a Nazaré Tedesco e jogando os gays pelas escadas da sociedade ao longo de décadas e décadas.

Quando um gay é heteronormativo?

Antes de mais nada, é de extrema importância deixar bastante claro que tanto gays masculinizados, quanto gays efeminados podem ser heteronormativos.



Quando um gay performa dentro de suas relações pessoais os valores, estereótipos e papéis heterossexistas o que inclui os papéis de gêneros e suas funções sociais determinados pelas relações heterossexuais. Um exemplo clássico de casal gay heteronormativo, ao contrário do que o senso comum LGBT+ vem propagando, é aquele onde há um macho e uma fêmea ou seja um homem gay que performa as funções historicamente designadas pelo heterossexismo ao sexo masculino e um homem gay que performa as funções e papéis designados ao sexo feminino. Como na foto acima que recria a tradicional cerimônia de casamento heterossexual e temos um gay perdoando o noivo e outro a noiva.

Quando um casal gay é Homonormativo?

Quando esse casal não baseia suas relações, posicionamentos, valores e papéis sociais dentro de suas relações nos conjuntos de regras heterossexistas afirmando-se assim como homens homossexuais, ou seja um homem gay que se relaciona com outro homem gay. Dessa forma exclui-se totalmente a ideologia de haver um masculino x feminino dentro de uma relação homonormativa. Ambos são homens e interpretam papéis masculinos dentro de seu dia-a-dia como um casal.

Da mesma forma que para os casais heteronormativos, tanto gays efeminados quanto gays masculinizados podem ser homonormativos.

Que ser ativo, passivo, versátil ou nem mesmo gostar de penetração nada tem haver com ser masculinizado ou efeminado não é novidade para ninguém. Agora devemos acrescentar a esse senso comum também o fato de que ser homonormativo também nada tem haver com sua posição na cama mas, sim com sua posição além dela ao contrário do que a heteronormatividade prega.
Para casais heteronormativos onde um macho ativo que pode ser efeminado ou masculinizado deve exercer as funções masculinas da relação enquanto a fêmea passiva que pode ser efeminada ou masculinizada deve lavar as louças e fazer a comida, a preferência na cama dita também os papéis cotidianos do casal assim como nas relações heterossexuais por seguirem a mesma norma heterossexista.
Já em casais homonormativos as tarefas de casa, assim como os papéis sociais são divididos a critério do casal sendo livres de normas e pressões heterossexistas fazendo com que o ativo ou passivo possa lavar as louças o que na verdade deveria ser norma em qualquer relação homo ou hetero né não?

Não há nada de mais belo, representativo, empoderado ou grandioso para o movimento Gay que casais gays homonormativos. O nível de toxidade do heterossexismo para a comunidade gay é algo alarmante e o motivo por trás de casais gays heteronormativos é a gayfobia internizada que muitos ousam disfarçar de qualquer outro nome mais complexo e bonito mas, no fim recai sobre a mesma velha gayfobia fazendo de tais casais cópias de casais heterossexuais que pouco tem a acrescentar no que diz respeito à luta gay.

É claro que você tem direito de escolha e pode ser tanto heteronormativo quanto homonormativo no entanto leve em conta fazer uma auto-análise minuciosa afim de ter certeza de que os motivos por trás de seus comportamentos não são gayfobicos.
Não vamos matar nossa masculinidade, não vamos demonizar tudo o que está ligado ao universo masculino e nem tão pouco deixar com que deslegitimizem a luta gay histórica por direitos iguais. Sejamos gays livres das amarras heterossexistas e portanto, livres da gayfobia. Ter orgulho de ser um homem gay nada tem haver com maxismo afinal maxismo e masculinidade não são sinônimos. E ser um homem gay também nada tem haver com o fato de você ser efeminado ou masculinizado porque tem muita mona mais homem que alguns pedreiros por aí. Portanto, agora que tudo está descomplicado vamo para de fazer alarde com informações equivocadas e de julgar errado o amiguinho okay? Devemos nos concentrar no fato de que não é tudo igual mas, no fim queremos a mesma coisa: Respeito! Só que fica difícil exigir e lutar pelo respeito de nossos antagonistas históricos se não conseguimos nem mesmo respeitar nossos semelhantes e não é nos rendendo ao heterossexismo que vamos nos afirmar perante a sociedade. Precisamos redescobrir a beleza que há em ser gay, simplesmente gay sem a necessidade de adaptar nossa sexualidade a aquilo que a norma hetero dita como normal afinal a única coisa anormal em tudo isso é a gayfobia.

Nenhum comentário: