Header Ads

DESCRIÇÃO

Infinito Particular Ajuda: O Que Eu Entendo Sobre Empoderamento Negro e LGBT

Oi, oi galerinha cês estão bem? Espero que sim! A pedido de muitos de vocês vou hoje escrever sobre empoderamento e responder a algumas perguntas que recebi por E-mail .

Infinito Particular Blog Vinci Chagas

Mas, calma aí Vinci! Afinal o que um cara Negro com cabelos lisos sabe sobre empoderamento? Você faz chapinha? Progressiva? Tem vergonha de se mostrar negro? O que teria a acrescentar a opinião de mais um gay "discreto e fora do meio" ao movimento LGBT? Pra que ler algo escrito por um cara que estudou em instituição de ensino particular, que não ouve Drag music e acha um saco quase tudo que é endeusado pelo meio LGBT?

LGBT BLOG GAY EMPONDERAMENTO

A resposta deveria ser mais óbvia e simples do que realmente é mas, partindo do princípio de que vivemos em um mundo de aparências onde até mesmo dentro de cada grupo ou minoria existe a segregação baseada nesse conceito responder qual o lugar de um negro de cabelos lisos, gay não afeminado e aparentemente alguém que não se encaixe nem lá e nem cá se torna algo bem difícil de definir. Portanto vamos por partes.



Dentro do seu sentido figurado, empoderar representa a ação de atribuir domínio ou poder sobre determinada situação, condição ou característica.
O ato de empoderar é considerado uma atitude social que consiste na conscientização dos variados grupos sociais, principalmente as minorias, sobre a importância do seu posicionamento e visibilidade como meio para lutar por seus direitos.
Então tendo em mente que qualquer pessoa tem o direito de se empoderar vamos entender isso um pouquinho melhor

AMANDA DOS ANJOS - SÃO PAULO - SP 22 ANOS
PERGUNTA: Cresci ouvindo que ter cabelo crespo é ter cabelo ruim, fazendo chapinha, coisas do tipo: "menina vai sair com esse cabelo?" Tomam o cotidiano de nós negros. Não quero que me leve a mal pela pergunta mas, Você é negro e sempre está com o cabelo liso ou alisado (não sei) sendo uma influência digital e representante das minorias LGBTS não acha que uma aparência que demonstrasse amor e orgulho por sua negritude seria mais adequada? Eu estou fazendo a transição para o crespo mas, fico na dúvida se seria algo tão errado assim fazer uma chapinha as vezes. Talvez eu só goste porque fui ensinada assim e me dizem sempre nos grupos aos quais participo que isso é uma forma subconsciente de preconceito.



Resposta: Oi Amanda tudo bem com você? Não vou dizer que eu entendo o que você diz porque seria estranho no mínimo da minha parte. Mas, vou começar dizendo que na verdade não sou negro e sim tenho descendência indígena. Isso explica o porque de cabelos sempre lisos desde criança e de traços não característicos a  pessoas negras. Não cresci ouvindo "menino onde você vai com esse cabelo"  portanto não posso falar com a mesma propriedade que alguém como você que sofre esse tipo de preconceito na pele sobre o assunto. Mas, cresci ouvindo " menino o que você passa nesse cabelo?" "Preto com cabelo liso? Tu faz Progressiva? Passa chapinha? Se molhar encolhe?" E isso também é preconceito.



Da mesma forma que há o direito de alguém que sofreu preconceito por ter um cabelo afro sustentar seu Blackzão e uma imagem empoderada, não seria justo dar esse mesmo direito para alguém que nasceu com cabelos lisos e sofreu um preconceito mais leve e mais emcubado por isso na mesma medida de ter mesmo com seus cabelos lisos uma imagem igualmente empoderada?



Amar sua negritude não significa deixar seus gostos pessoais de lado, nem todos nasceram para ter um belo cabelo Black Power. Você sabe que não precisa fazer chapinha para ser linda mas, é livre para fazer se quiser. Desde que o faça porque quer e não porque acha que não fazer é algo feio. Se olhe no espelho e perceba que a beleza está nos olhos de quem vê assim como o defeito! Eu concordo com o fato de que o corpo é seu e que deve fazer o que quiser com ele. Apenas reflita antes e descubra se não há nenhum padrão de comportamento opressor por traz de suas escolhas. Se a resposta for um "Não" e estiver ciente dos males e as agressões as quais vai expor seus cabelos, por que não alisar? Ter cabelo crespo não é exigência para o Empoderamento Negro ou pelo menos não devia ser.



Empoderamento Negro está ligado a questões muito maiores que sua aparência! O Empoderamento visual é capaz de chocar e afrontar mas, o empoderamento intelectual pode ir muito além disso. Espero ter ajudado! 



Ainda sobre o empoderamento visual e comportamental essa questão é ainda mais forte no meio LGBT onde o preconceito dentro do próprio meio é ainda mais forte. "Não curto Afeminados" é o exemplo clássico de frase que estampa perfis em redes sociais e apps de pegação. Disfarçando de questão de gosto o que muitas vezes não passa de preconceito pensamento como este exemplificam o que o senso comum a respeito de como devem ser os gay os nos afeta desde a infância " Fala igual homem", "Anda igual homem", "Seja homem", "Coisa de homem". Tudo o que é ligado ao feminino é visto como menor, menos importante, sinônimo de fraqueza e motivo de zombaria em uma sociedade machista. Quando um garoto é afeminado ele é por sí próprio um escárnio a tudo o que se aprende sobre como as coisas devem ser. Nascer com o sexo dominante e parecer com alguém do gênero dominado é inaceitável aos olhos da grande maioria. Faz parte do senso comum que gays afeminados sofrem muito mais preconceito que os não afeminados fora do meio LGBT tanto que muitos mesmo depois de crescerem e se assumir ainda vêem o fato de não parecer gay como um elogio digno de arrancar sorrisos. Mas, o que é parecer gay? como um gay deve ser se não como ele bem desejar?



ROGRIDO FINTELMAN - SALVADOR - BA 17 ANOS
PERGUNTA: Os gays afeminados são os que dão a cara a tapa, a gente luta, a gente é empoderamento puro só por colocar um short curto e ter orgulho de ser quem é. Somos a afronta em pessoa e vem sempre idiotas dizerem que somos nós a vergonha do movimento! Que gay sofre preconceito por culpa nossa, que tudo bem ser gay mas, não precisa se mostrar. Aí vem minha pergunta: Como você pode ser discreto e empoderado? Tem como ser um gay que não parece gay e lutar pelo movimento gay? Como está lutando por algo se não se parece com alguém que faz parte desse algo?



RESPOSTA: Oi Rodrigo, belezinha? Espero que sim. A questão de ser ou não afeminado deveria ser bem menor do que é. Ninguém é mais gay ou menos gay por ser feminino ou másculo. Na luta LGBT não teriamos chegado tão perto de conquistarmos nossos direitos sem a fibra e a garra dos afeminados que são obviamente os primeiros a dar a cara a tapa pelo simples fato de serem afeminados. No entanto, lutar pelos direitos LGBT não é direito de todos os LGBT? Afronta e Empoderamtno não são sinônimos, usar roupas femininas e preencher todos os requisitos que um gay deve preencher para ser considerado gay pela sociedade ocupando os lugares predeterminados por essa mesma sociedade como "lugar para gay" e se orgulhar disso não seria exatamente o oposto de empoderamento?



Muitos sofrem tentando se resumir para caber na caixinha e se adequam as normas de comportamento gay para serem aceitos pelo meio da forma que uma outra parte faz o oposto para caber nos padrões da sociedade hetero. Ambos estão em armários, se escondendo e sacrificando partes significativas de suas personalidades para se sentirem aceitos. Por mais másculo ou feminino que um gay seja, ele não se resume a apenas isso e empodere-se está ligado a se orgulhar de todos os aspectos que formam seu ser. Portanto se você gay afeminado finge gostar de determinada música ou filme porque é disso que gays gostam e se permite caber nessa caixinha você está sendo oprimido e não empoderado. Pode estar livre da opressão vinda da classe opressora mas, está se escravizado pelos conceitos da sociedade oprimida.

Não estou dizendo que não há dificuldade ou que não haja preconceito mas estar de acordo com um rótulo, ao contrário do que se acredita, pode facilitar as coisas pois já existe mesmo que subconscientemente uma equação que determina um nível maior de aceitação por parte da sociedade quanto a algo que está em seu devido lugar. Um exemplo clássico disso é a lógica aceitação que muitas vezes se torna até preferência em se ter um cabeleireiro gay já quando se trata de um jogador de futebol gay a situação já é bem diferente. Dentro desse exemplo o primeiro é afeminado e tem o carinho e respeito de uma parcela maior da sociedade em relação ao segundo. Ele tem orgulho de ser quem é e lutou muito para ser aceito aturando olhares desconfiados e teve que trabalhar em dobro para ser reconhecido. É um exemplo clássico de empoderamento. O segundo é digamos heteronormativo (apesar de eu ser totalmente conta o uso de normas para definir comportamento gay ou homo) ele se assume e logo irá sofrer um enorme preconceito por uma grande parcela de sua torcida e das torcidas rivais. Ele se esforçará para ser o melhor é por mais que consiga ainda assim não há lugar predeterminado para ele nesse ramo da sociedade. Ele tem orgulho de ser como é, não ouve Pablo Vittar nem tem na ponta da língua todas as girias do dialeto gay mas, luta diariamente contra o preconceito vindo dos hetero que acham que lugar de visão é em atividades femininas é contra o preconceito dentro de seu próprio meio que acha que ele não é gay o bastante para ser aceito. É um exemplo inegável de empoderamento.



Árbitro Gay Se Aposenta Aos 21 Anos De Idade Devido Ao Preconceito 


Ser afeminado ou não, usar shorts curtos ou calsas largas não tornam ninguém empoderado. Afrontar a sociedade é algo que todo LGBT já faz por natureza desde que nasceu e o preconceito dentro do meio não é unilateral. Gays chamados "discretos" como eu muitas vezes são excluídos dentro do próprio grupo ao qual pertencem por não se encaixarem nos padrões de comportamento gay e excluídos no meio Hetero por motivos óbvios fazendo muitas vezes com que a condição de fora do meio seja mais uma imposição do que opção. Nesse caso resta a escolha de afeminar-se para fazer parte do grupo ou se esconder no armário para ser aceito pela sociedade.
Afinal a vida de um cara "discreto" não é tão simples quanto parece! O próprio termo discreto já é preconceito.


 


A palavra discreto é usada para ser referir a pessoas que são reservadas nas suas palavras e nas suas roupas, ou seja, possuem um comportamento reservado. São pessoas fechadas que preferem guardar suas opiniões e pensamentos para si mesmos, ou mostrá-los para muito poucos. Dizer que uma pessoa é discreta é o mesmo que dizer que ela é recatada, ou seja, que não chama atenção para si.


 


Por aí já vemos que esse não é o melhor termo para definir um gay só por não ser afeminado. Vou me usar como exemplo nesse caso: Não sou o que se pode considerar feminino. Uso roupas de garoto, cabelo com corte masculino e gosto de esportes, rock'n roll, sou fã do CR7 ao invés da Lady Gaga e dos Beatles ao invés da Lia Clark. Não uso roupas que chamem atenção pelo lado feminino, sem decotes, cores quentes ou tecidos apertados excessivamente mas, roupas masculinas também não chamam a atenção? Cabelos e trejeitos masculinos também não chamam atenção? Sou blogueiro e não reservo ou guardo minhas opiniões bem pelo contrário, Sendo assim como eu me enquadrado em discreto? Quando um gay não é nem discreto e nem afeminado então o que ele é? Mesmo antes de começar a blogar meu ascendente em Leão sempre esteve presente e apesar de não gostar muito, chamar atenção é parte do dia-a-dua. Esse dilema preencheu meus pensamentos durante boa parte da minha adolescência quando mais frequentemente nos perguntarmos sobre qual o nosso lugar no mundo e a resposta é frustrante graças a esse estranho meio de preconceito que vem dos dois lados. Felizmente depois de muito pensar e usar a ansiedade e a insônia a meu favor decidi criar o blog que de lá pra cá mudou bastante mais o motivo pelo qual comecei a escrever permanece o mesmo que é dar voz a todos aqueles que não tem. 


 


Frases como "você é gay mesmo? Ah deve ser só uma fase já que não parece gay" "Que tipo de gay é tu que não sabe fazer um cabelo?" "Como você pode ser gay e querer assistir esportes ao invés de desfiles de moda?" A afronta de um alguém gay que não "parece" gay é ainda maior que a de um gay afeminado pois ele afronta ambos os lados. E se isso não é empoderamento bebê eu não sei o que seria. Pense nisso na próxima vez que decidir julgar alguém pelo seu "nível de viadagem". Temos maus exemplos em todos os "subtipos" de LGBT no entanto a segregação é o que nos torna mais fracos perante o mundo.
Eu, eu sei. Durante minhas pesquisas para esse texto não entrei nenhum resultado em nenhumas das 5 primeiras  páginas do Google que dissesse nada parecido, que sequer citasse qualquer tipo de preconceito sofrido por gays não femininos. E o mais embaraçoso foi encontrar conteúdo dotado de discurso prontos dizendo que gays discretos são preconceituosos e até mesmo alguns que vão além e mostram gays não femininos como uma vergonha para o movimento LGBT o curioso é que a maioria desses mesmo sites tem em seu portfólio conteúdos onde mostram gays bem másculos sem camisa e em poses sexy em categorias como Boys magia, Garotos Sexys e etc. Exatamente os mesmos portais que taxam de monstros homofobico e desprezíveis gays "heteronormativo" e de divos os gays afeminados nao publicam nenhum gay afeminado como padrao de beleza como se a mesma pessoa que diz que ser feminino é legal fosse incapaz de achar beleza nisso, e isso meus caros é o verdadeiro preconceito e o tipo de conteúdo que pessoalmente julgo como inútil já que apenas incita o preconceito para ambas as partes. 





Quando se trata de ser homofobico, o ser humano se esquece de qualquer diferença que haja entre os heteros então se há algo que aprendemos sobre a guerra é que usar as armar do inimigo é algo válido portanto vamos aprender um pouquinho sobre a união em prol de conquistar o que se deseja. Afinal, se funciona a favor do ódio não tem como não funcionária em prol do amor? 


 

Conclusão: Empoderamento é acima de tudo aceitação e luta. Mas, não vamos nos resumir ao empoderamento visual, não faremos disso uma guerra de imagens. Vamos elevar nossos intelectos e  entendermos que sim! Tem espaço para todos nessa luta tão ampla e carente de soldados. Sejamos mais amáveis, recebamos com mais carinho nossos semelhantes apesar das diferenças. Já é duro lutar contra a maioria, lutar contra a minoria a qual pertencemos então é ainda mais duro! Se você não é afeminado não seja babaca e para de achar que isso é motivo de orgulho por não parecer com estereótipo gay, orgulhe-se sim, mas por ser quem você é independentemente de qualquer coisa. Se você é afeminado não seja babaca também e não ache que seu empoderamnto esta nas suas roupas e deixe ele entrar pela sua pele e torne-se empoderado mesmo nu de corpo e alma. Se teu cabelo é afro, liso, ondulado ou se você não tem cabelos qual o problema Afinal? Até que ponto o seu cabelo, o tom da sua pele te define? Não confunda orgulho com preconceito! Não queremos combater fogo com fogo, não é a intensão do Empoderamnto nós igualarmos aos opressores e assumirmos seu trono para ditarmos regras que reverta a situação negativamente oprimindo  nossos históricos opressores e sim destrona-los para fazermos da sociedade um lugar mais justo e igualitário. 

 

Então galerinha tudo esclarecido? Essa é a minha opinião sobre empoderamento mas, qual a de vocês? Não esqueça de deixar seu comentário  e compartilhar nas suas redes sociais. Um beijo grande e até a próxima. Sejam infinitos!!

Um comentário:

  1. Parabéns pela postagem ótimo conteúdo e aliás o blog inteiro é ótimo! Nos vemos na EURO. Abraços!

    ResponderExcluir